31 98379-8943
"Pupas", 2020
Instalação- registros fotográficos
Eis aqui um lugar: mas o que tem de específico? O que poderia caracterizá-lo nesse amplo leque de possibilidades da arte em sua diversidade de expressões, linguagens, materiais e espaços. Uma galeria, um museu, o espaço da cidade, nesse momento são apenas imagens virtuais que não acolhem nosso corpo a não ser em forma de ficção. A exposição Site Específicotorna-se então o espaço privilegiado de uma ocupação que se alastra nas diferentes possibilidades específicas de seu “cardápio” de opções.
Reconheço nos trabalhos aqui instalados, o desejo de conquistar uma espacialidade física, ativado pelo próprio paradoxo da ausência de espaço desse momento, em trabalhos que se configuram no espaço doméstico, sem necessariamente identifica-lo enquanto tal. Nesse Site Específico, três artistas se organizam e criam seu próprio espaço, entre textos, citações, obras artísticas em fotografias, vídeos e áudios, escolhendo entre as múltiplas disposições possíveis, aquilo que pode se aproximar, aquilo que deve se destacar, os nomes que identificam as obras, as cores que podem fazer sentido como fundo, os intervalos e as sequencias, todas essas lógicas fundamentais na curadoria e expografia de qualquer exposição.
Por fim, temos também um endereço e podemos convidar quem está aqui ou do outro lado do planeta, para visitar e conhecer essas três pesquisas desenvolvidas. Entre enigmas e palavras que se escondem, imagens de arquiteturas moles, visitadas por um olhar de criança e pupas rendadas, recortadas e sensíveis ao toque do vento, uma diversidade de experiências plásticas e gráficas se abre mostrando a grande potência da produção apresentada, trazendo da experiência do jogo à contemplação e sensibilidade do corpo, sua gênese e suas memórias acumuladas.
- Elisa Campos
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
|---|





